Sábado, 18 de Agosto de 2007

Pipas

    O caçador de pipas X   Menino e a pipa

             

                      Cabul                   Capa do Livro            Khaled Hosseini 

 

               

       Há poucos dias terminei de ler um livro desses que vendem muitos e muitos exemplares, e que me deixam meio de pé atrás porque às vezes nem sempre é bom ler somente os livros best seller...  às vezes temos que nos dedicar à leitura dos que não estão somente nas grandes listas, aqueles que às vezes ficam nas lojas esperando alguém descobrí-los para aí quem sabe virarem o novo livro da "moda"...  Fato é que minha mãe resolveu comprar um exemplar de "O caçador de pipas", de Khaled Hosseini, e toda a minha teoria veio abaixo, pois um livro que já vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nos estados unidos, pode ser sim muito bom.  Surpreendente até, eu diria sufocante...    Tantos adjetivos serviriam para definí-lo pois senti tantas coisas ao lê-lo, e nem sempre é fácil se emocionar somente lendo pois não temos as imagens fáceis de um filme.  Mas com essa história, com esses personagens, com essas detalhes deliciosos sobre um país praticamente desconhecido para nós, a emoção permeou toda a minha leitura - e é como se desde as primeiras linhas eu soubesse que esse livro é daqueles que não esqueceremos jamais(para vocês terem uma idéia, eu ia para o banheiro de noite para não acordar o meu marido e lia até de madrugada!).

          Um olhar sobre o Afeganistão, o primeiro livro de khaled Hosseini visita um pouco a história:  a queda da monarquia, a invasão soviética, o êxodo de refugiados para o Paquistão e E.U.A., até a subida do regime taliban.  Amir e Hassan crescem juntos durante os calmos anos 70 e são melhores amigos, dividindo tudo em sua vida.  Amir nunca foi o mais bravo e nobre, ao contrário de Hassam que era cheio de virtudes, porém essa vida pacata muda numa tarde de inverno de 1975.  Um acidente com Hassam marcaria Amir para sempre.  Muito tempo depois já nos E.U.A. Amir receberia uma ligação de seu grande amigo Rahim khan, lhe pedindo que salvasse o filho de Hassam... e ele confrontado com todo o seu passado, toma coragem e decide voltar, começando aí uma história de pais e filhos, famílias, terras, lutas, desigualdades e entrega.   

            Para mim o que ficou disso tudo foi a frase mais repetida durante todo o livro: "Por você faria isso mil vezes"...  Ela norteou todo o caminho mostrando como a amizade também é importante nos países árabes, e como lá também pode existir carinho e solidariedade.  Por baixo das bombas e guerras pode existir coisas boas...  Como Rahim Khan disse: "Há um jeito de ser bom de novo"...  e para nós humanos cheios de defeitos, e erros, isso soa como, "eu posso fazer novamente e fazer certo dessa vez".  

             Quando terminei de ler o livro sabia que teria de escrever alguma coisa, algo bom e positivo sobre esse livro...  Quando começei a pesquisar as fotos e tudo o mais, lembrei que eu também já tinha feito algo com pipas na minha vida...  Lá atrás, há pelo menos uns 10 anos atrás, eu havia pintado uma tela(coisa que faço de vez em quando) que era de um menino soltando pipa no telhado de umas casas.  Mas essa tela que se chama " Menino e a pipa" é muito importante afetivamente para mim pois eu a pintei dos fundos de meu quarto quando ainda morava no suburbio do Rio, no Lins, e mostrava como eu via aquele moleques que passavam o dia inteiro soltando pipa nos telhados.  Isso era uma cena tão comum, tão simples que eu quis eternizar em quadro.  Esse menino do quadro mora no meu coração. 

 

              E terminado o livro também não vai ser fácil dizer adeus à Amir e Hassam...  E quem sabe ao ver e rever esse texto eu me permita me emocionar de novo, mais vezes e deixe a imaginação me levar de volta às tardes comendo amoras e soltando pipas nos céus de Cabul. 

*Crônica de Nana sobre o livro "O caçador de Pipas" - K.Hosseini - Ed. Nova Fronteira.

Menino soltando pipa nos céus de Cabul

Quadro de Nana Lopes em Expo Abm - "Menino e a Pipa"

Menino olhando o outro menino literalmente - Flagrante do fotógrafo do evento Pedro Martins.

Ler é melhor viagem que você pode fazer

* NANALOPES *

Caixa de Música: João Bosco
Hoje Estou: esperançosa
tags:

Publicado Por Sandra Lemos às 15:20
Comentários deste Babado | Adicionar aos escolhidos
De Paulo Maurício Abranches a 26 de Agosto de 2007 às 16:34
Nana, estou aqui novamente, como eu diria..."para chover no molhado" , dizer o que sempre disse após ler suas histórias, seus contos, suas crônicas . Simplesmente maravilhoso. Voltei à minha infância onde tive meus dias de pipa no interior de Minas Gerais, na época chamávamos de Papagaio. Valeu. Mais uma vez, Parabéns. Beijos.


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.Aqui Também Me Encontras

.Fuxicar Neste Blog

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Babados Novos

. Meu Menino chegou

. A MAGIA DO CINEMA

. MÚSICA

. PRIMAVERA

. Irena Sendler - O Anjo d...

. VOLTAR

. EXPO 180 Anos da Indústri...

. Pipas

. Chácara Tropical

. Lenine

.Caixa de Costura

. Junho 2010

. Janeiro 2009

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Abril 2008

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.LINKS DE NANA

SAPO Blogs

.subscrever feeds